Como ter uma Segunda Renda como Digital Influencer

Publicado por Luciano Grossi em

A Internet hoje possibilita ganhar uma Segunda Renda de várias formas, como sendo um(a) Digital Influencer, ou um(a) Influenciador(a) Digital!

Quando alguém começa a postar na internet, muita gente que não sabe o que postar já começa a criticar, falando que a pessoa quer ser “blogueirinha”…

Mas você sabia que ser Blogueira ou Digital Influencer é sim uma ótima forma de se gerar uma segunda renda?

Você lembra das histórias que seu avô contava sobre o cara mais influente da cidade na época dele? Muitas vezes era um fazendeiro, ou um político ou comerciante muito rico.

Pois é, na era da Internet, a “influência” continua tendo seu valor!

Influenciar é fazer com que as pessoas que te admiram, que confiam em você, se comportem de uma forma ou consumam alguma coisa que você indica.

O que é ser Digital Influencer?

Portanto, um(a) Digital Influencer é alguém com capacidade para influenciar pessoas pela Internet! Para isso, não basta ficar postando fotos bonitas ou seminuas (muito comum, certo?). Isso gera likes, dá muitos seguidores, mas, ATENÇÃO: seguidores e likes não significa que você esteja influenciando alguém!

Um(a) profissional Digital Influencer é uma pessoa que recebe dinheiro de empresas para indicar seus produtos e serviços e recebe uma retribuição por isso. Alguém com muitos seguidores não pode se considerar Digital Influencer se não for capaz de influenciar pessoas a consumirem de seus parceiros comerciais!

Tipos de Digital Influencer

Existem vários tipos de Digital Influencers. Existem os blogueiros, os Instagrammers, os Facebookers, os Snapchaters, entre outros. Sim! É isso mesmo: vários tipos de Digital Influencers!

Quem posta no Instagram não pode se considerar Blogueira! Blogueiro(a) é aquele que tem um blog, seja num site próprio ou seja no blogger.com, no wordpress.com, entre outros! Sim, tanto o blogger.com (antigo blogspot.com) quanto o wordpress.com permitem você ter um blog inteiramente de graça!

Alguém que posta muito no Instagram, é um “instagrammer”! Quem posta muito no Facebook, é um “Facebooker” e assim vai.

Cuidado: crescer muito numa única rede social é perigoso. Como se diz, uma rede social é um terreno alugado. Você pode, de repente, perder sua conta naquela rede social ou mesmo a rede social pode sair do ar (lembra do Orkut?) e você perdeu toda a sua capacidade de ser vista e influenciar!

Quem não curtia celebridades no Vine (rede social de vídeos curtíssimos) ou no Snapchat (que perdeu muita audiência com o Instagram Stories) e nem lembra mais deles? Não vou citar nomes……

A dica é você ter um site próprio, que é o seu “lar”, onde você vai concentrar seus posts, seus vídeos e os links das suas redes sociais! Um site próprio não sairá do ar por vontade de outras pessoas! Ele será seu cartão de visitas, sua central de informações e te deixará fácil de encontrar no Google (o Google quase nunca apresenta resultados das redes sociais!).

Como se tornar um(a) Digital Influencer

Para se tornar um(a) Digital Influencer profissional, você precisa:

  • gerar conteúdo,
  • engajar seus seguidores,
  • fazê-los desejar os produtos e serviços dos seus parceiros!

Uma pessoa que tenha 10.000 seguidores, mas que consiga influenciar 5.000 seguidores, vale muito mais para uma empresa do que alguém com 100.000 seguidores não engajados, que não vão seguir suas dicas e recomendações! Atenção para isso, empresários!!

Como começar:

  • Pense num nicho, como moda feminina, maquiagem, moda masculina, dicas de comidas na sua cidade, balada, empreendedorismo, fitness, etc.;
  • leia livros sobre seu assunto;
  • siga outros influenciadores e veja o que eles estão dizendo;
  • participe de eventos e cursos relacionados!

Com isso, você começa a desenvolver seu conhecimento e começa a produzir conteúdo!

Conteúdo é Rei na internet! Ficar só postando roupa não vende roupa! Ficar postando frase motivacional vende menos ainda! Fotos na praia? O que significa uma foto na praia sem conteúdo?

A dica é: não faça post sem uma intenção de engajar sua audiência para o seu nicho. Por exemplo, se você fala de moda feminina, pode postar uma foto na praia, mas falar no post sobre o biquini, ou sobre “como escolher um biquini que combine com seu estilo”. Percebe o diferencial?

Você tem que gerar envolvimento, fazer um conteúdo interessante que faça as pessoas comentarem, compartilharem com os amigos e atrair a atenção de novos seguidores interessados no seu nicho! Com isso, você se torna uma Autoridade no seu nicho!

Como ganhar dinheiro:

Quando você tiver Autoridade no seu nicho, ou seja, tiver seguidores que se interessam pelo seu nicho, saibam que você entende e confiam na sua opinião, você terá se tornado um Digital Influencer!

Quando você atingir esse patamar de influência, você pode entrar em contato com marcas que vendem produtos ou serviços do seu nicho e oferecer uma parceria.

A parceria pode feita por permuta (a empresa te oferece produto ou serviço dela em troca de publicidade) ou dinheiro (ela paga pela publicidade).

A importância de escolher um nicho é exatamente:

  • você se tornar uma referência numa área,
  • criar em volta de você uma audiência interessada pelo nicho e
  • poder oferecer-se para conectar as empresas daquele nicho àquela audiência que você criou!

Se você conseguir ligar a empresa parceira com uma audiência ávida por consumir os produtos e serviços dela, BINGO! você será super valorizado(a) pelas empresas e poderá cada vez mais cobrar mais caro!

É ético ganhar dinheiro influenciando pessoas pela Internet?

Sim! Mas depende! Se você indicar produtos e serviços que não conhece ou mesmo que não gosta, apenas pelo dinheiro, não parece muito certo, né? Se você não gosta, porquê indicaria?

Do mesmo modo, se você conhece um produto ou serviço, gosta, atesta a qualidade e recomendaria para seus amigos, porquê não recomendar a seus seguidores e ser pago por isso? Atores e atrizes não são pagos há anos para fazerem propaganda de produtos e serviços na TV? É a mesma coisa.

Então, sim, não se incomode com isso, você sempre tem a possibilidade de ser transparente com seus seguidores e dizer que está indicando um parceiro comercial!

Segunda Renda

Para ganhar uma segunda renda como Digital Influencer profissional, você não precisa sair do seu emprego atual. Você pode usar seu tempo livre para ler, produzir conteúdo e ir aos poucos conquistando seguidores engajados e fazendo parcerias.

Esse trabalho pode ser muito gratificante, pois o feedback é quase imediato, uma vez que as pessoas vão te agradecer pelas indicações e as empresas vão renovar o contrato de acordo com o resultado que você der a elas!

Gostou desse artigo? Quer saber mais? Uma Consultoria de Carreira pode te ajudar em pouco tempo a:

  • definir um Nicho que tenha a ver com você;
  • organizar seus estudos sobre tema;
  • definir o melhor método e rede social para você atingir sua influência!
  • fazer seu planejamento para atingir seus objetivos;

Fale comigo pelo WhatsApp por esse link e posso te ajudar nesse projeto!

Luciano Grossi
Coach de Carreira e Empreendedorismo

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Categorias: Segunda Renda

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