Ibovespa atinge históricos 100 mil pontos. O que isso significa?

Publicado por Luciano Grossi em

Por Luciano Grossi
Publicado em 18/mar/2019

O Ibovespa atingiu o marco histórico de 100 mil pontos às 14h34 e fechou em 99.993,92. Hoje, 18 de março de 2019, foi um dia histório para o mercado e economia brasileira. 

Mas o que isso significa?

O QUE É O IBOVESPA?

Se você for no Wikipedia, vai ler que:

“Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 (Brasil Bolsa Balcão, antiga Bovespa). É formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses. O valor atual representa a quantia, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações, constituída em 2 de janeiro de 1968, a partir de uma aplicação hipotética. Atribuiu-se o valor-base de 100 a um lote-padrão cujo carteira se avoluma sem receber mais nenhum aporte, com o acréscimo exclusivo de proventos gerados pelas ações que compõem o lote-padrão tais como a reinversão de dividendos, exercício de direitos e recebimento de bonificações.” (leia mais)

Em palavras leigas, isso quer dizer que o Ibovespa é um índice, ou seja, um medidor que indica a cotação de uma carteira de ações hipotéticas compradas na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, antes conhecida como Bovespa, a maior do país (não é a única, ok?).

Quando você compra várias ações, os investidores dizem que você tem “uma carteira de ações˜. Em 1968, a Bovespa considerou um conjunto de ações que tinham melhor desempenho na bolsa e considerou que aquilo valia hipoteticamente “100”. E, desde então, de acordo com a valorização ou desvalorização das ações que compõem essa carteira, mede-se o “índice Bovespa”, o Ibovespa.

Hoje existem aproximadamente 500 empresas que têm suas ações negociadas na Bovespa (B3). O Ibovespa mede a cotação de 65 dessas ações (confira aqui a lista completa). Essa “carteira” do Ibovespa, que pode ser mudada de tempos em tempos, é configurada pelas melhores empresas negociadas na maior e principal bolsa do país!

E QUAL A IMPORTÂNCIA DE ELA TER ATINGIDO 100 MIL PONTOS?

O Ibovespa ter alcançado pela primeira vez o valor de 100.000 pontos significa, teoricamente, que as melhores empresas lá de 1968 hoje valem 1.000 vezes mais que na época. Teoricamente, pois, como já foi dito, a composição da carteira é revista a cada 4 meses. Afinal, empresas são fechadas e outras despontam como excelentes empresas na bolsa!

Porém, esse recorde é um marco psicológico. O índice Bovespa, por retratar o desempenho das melhores empresas do Brasil, é utilizada como referência para o desempenho da própria economia do país! Se a economia vai bem, as empresas vendem bem, têm lucros, distribuem esses lucros entre seus acionistas, reinvestem parte do lucro em si mesmas e se desenvolvem. Se a economia vai mal, o mesmo acontece negativamente. Portanto, o desempenho das empresas são um retrato da economia.

O ano de 2019 começou com o índice em aproximadamente 90.000 e em menos de 4 meses, hoje, ele atingiu 100.000 pontos! Um aumento de aproximadamente 11% em pouco tempo! Para se ter uma ideia, em 2018, o Ibovespa valorizou 15%, depois de muita oscilação (chegou a desvalorizar 8% no meio do ano).

Noves fora, como dizia meu pai, o índice em si não representa muita coisa, mas o atendimento de um marco histórico do índice é sempre muito comemorado pelos economistas, pois mostra que o país está se desenvolvendo de forma consistente.

Além disso, a valorização do índice pode representar que mais dinheiro está entrando na bolsa, ou seja, mais pessoas estão se interessando em investir nas empresas brasileiras e estão confiantes que elas irão se desenvolver, valorizar e dar lucro. Muito desse dinheiro pode ser dinheiro estrangeiro, o que significaria também mais dinheiro entrando no país como um todo.

Como eu disse, esse recorde é um fator psicológico! Gera animação nos investidores de que as coisas estão melhorando, mais investidores investem, mais dinheiro entra, mais as empresas se capitalizam, mais têm para investir, e a economia do país como um todo cresce!

PORQUE O IBOVESPA ATINGIU ESSE PATAMAR?

O Ibovespa está em alta devido à confiança dos investidores no novo governo, principalmente nas reformas que ele está propondo. É normal que todo novo governo renove as expectativas e o novo governo já começou propondo uma Reforma da Previdência, que irá desonerar muito os cofres públicos, o que pode levar a uma futura desoneração dos custos das empresas.

Além disso, o novo governo tem prometido também diminuir a burocracia, propor uma Reforma Tributária, que é importantíssima para simplificar a vida dos cidadão e das empresas, enxugar a máquina pública, e mais um monte de reformas necessárias.

Importante destacar que todas essas reformas dependem de aprovação do Congresso Nacional para se tornarem venda

AH, LUCIANO, ENTÃO EU DEVO INVESTIR NA BOLSA AGORA?

Espera aí!!… esse artigo não é uma recomendação de investimento! Primeiro, que Ibovespa não é um investimento! Nem todas as ações crescem quando o Ibovespa cresce! Segundo que o mercado de ações é volátil, sobe e desce o tempo todo, e se você não sabe o que está fazendo, pode perder dinheiro ao investir na bolsa!

E te digo mais: como muito investidor estava torcendo para o índice chegar aos 100.000 pontos, é natural que alguns queiram vender suas ações para realizar lucros (diferença do valor de venda sobre o valor de compra) e as ações caiam um pouco, pois pode ser que muita gente venda e não encontre investidores querendo comprar.

Pode ainda acontecer de as Reformas propostas pelo governo não sejam aprovadas pelo Congresso, ou sejam aprovadas pela metade. Isso pode ser mal visto e os investidores perderem a confiança na economia.

Mas de qualquer forma, recordes são sempre bons sinais e ajuda a renovar as esperanças na economia, o que a estimula mais ainda.

E você? Investe como seu dinheiro? Quer saber mais sobre economia, comenta abaixo!

Comente


1 comentário

Bettina e a verdade do Mercado de Ações – Luciano Grossi · 24/mar/2019 às 2:36 pm

[…] Recomendado: Ibovespa atinge históricos 100 mil pontos. O que isso significa? […]

Os comentários estão fechados.

WhatsApp Me manda um WhatsApp!